Autor Tópico: Mover a carteira  (Lida 5747 vezes)

NSV

• Newbie
  • *
Mover a carteira
« em: Junho 11, 2014, 06:18:33 pm »
Boas, uma dúvida:

Há alguma maneira de mover uma carteira (já instalada e com CESC) para um disco externo? Ou seja, passar a trabalhar com ela a partir do disco e não do PC?
Go CESC go! - CdaFcsy9mxgDnRpvf84qHg7q6JYb9TzAjT

AnaCosta

• Full Member
Re: Mover a carteira
« Responder #1 em: Junho 11, 2014, 07:32:14 pm »
Boas, uma dúvida:

Há alguma maneira de mover uma carteira (já instalada e com CESC) para um disco externo? Ou seja, passar a trabalhar com ela a partir do disco e não do PC?

Olá boa tarde,

Sim, é possível mover os dados de uma carteira para onde entender (outro disco ou diretório) fazendo a carteira aceder ao outro disco.

Os dados usados pelas carteiras, estão armazenados em locais pré estabelecidos:
C:\Documents and Settings\YourUserName\Application data\Cryptoescudo (Windows XP)
C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\Cryptoescudo (Windows Vista,7 e 8)
~/.cryptoescudo/ (Linux)
~/Library/Application Support/Cryptoescudo/ (OSX)

Estes dados podem ser copiados para onde entender.
É possível indicar à carteira que os dados são lidos de outro local, passando o parâmetro apropriado, acrescentado ao comando de arranque, no menu de lançamento ou na linha de comandos:

-datadir=z:\minhacarteira

onde "z" é o drive montado do disco externo e "minhacarteira" é o diretório onde estão os dados (isto é um exemplo para Windows)

Isto implica contudo que a carteira não pode ser parametrizada para arrancar automaticamente no arranque do sistema.
Desde que tenha o cuidado de salvaguardar os dados originais, duplicando o diretório de dados original, não existe qualquer possibilidade de perder os seus CESCs. Mas claro que deve contudo testar com cuidado.

Note que fazendo a cópia dos dados, não há sincronização inicial, porque a carteira está a aceder a dados anteriormente guardados e não a fazer uma actualização do que está na rede.
#fazeracontecer está ao alcance de todos ;)

Para avançar, apenas é necessário dar um passo na direção pretendida, tendo como ponto de partida, a realidade e o contexto atual.

NSV

• Newbie
  • *
« Responder #2 em: Junho 11, 2014, 09:41:39 pm »
Obrigado pela resposta. No entanto:

acrescentado ao comando de arranque, no menu de lançamento ou na linha de comandos:

-datadir=z:\minhacarteira

onde "z" é o drive montado do disco externo e "minhacarteira" é o diretório onde estão os dados (isto é um exemplo para Windows)

Acrescento onde, exactamente? Qual linha de comandos? (peço desculpa, sou noob nestas coisas)

Isto implica contudo que a carteira não pode ser parametrizada para arrancar automaticamente no arranque do sistema.
Desde que tenha o cuidado de salvaguardar os dados originais, duplicando o diretório de dados original, não existe qualquer possibilidade de perder os seus CESCs. Mas claro que deve contudo testar com cuidado.

Certo. Directório inteiro para lá.

Note que fazendo a cópia dos dados, não há sincronização inicial, porque a carteira está a aceder a dados anteriormente guardados e não a fazer uma actualização do que está na rede.

OK, faz sentido, sendo uma cópia.

Dito isto, se bem percebo, não é então possível instalar o programa num disco externo, apenas mover os dados para lá e dizer ao programa, que está no PC, para lá ir buscá-los.
É capaz de ser mais simples guardar uma cópia dos dados no disco externo então. Muito obrigado de qualquer maneira.

AnaCosta

• Full Member
« Responder #3 em: Junho 11, 2014, 09:49:38 pm »
Agora percebemos exatamente o que quer fazer, vamos fazer aqui um teste e já lhe respondemos... Pode confirmar-nos que está em Windows? Qual a versão?
« Última modificação: Junho 11, 2014, 10:20:15 pm por ALCosta »
#fazeracontecer está ao alcance de todos ;)

Para avançar, apenas é necessário dar um passo na direção pretendida, tendo como ponto de partida, a realidade e o contexto atual.

alfmar

• Sr. Member
« Responder #4 em: Junho 11, 2014, 10:47:26 pm »
Só uma coisinha em relação a isto...

Pessoalmente trabalho com várias carteiras e tenho tudo isto num portátil... algumas já estão em desuso, pois já não movimento essas moedas mas existem várias que têm lá várias moedas... como isto pode desaparecer tudo, basta que o portátil arrebente de repente, desde cedo guardo as wallet.dat de cada moeda na cloud além de ter também noutro pc. Este ficheiro está no sitio estranho que o alcosta referiu. Se por acaso algum problema acontecer, ou sempre que necessito por a mesma carteira em outro pc, só tenho que instalar a carteira e substituir o wallet.dat pela que tem as minhas moedas... claro que para isto todas as minhas wallets estão encriptadas com uma chave bem comprida  ;D e sempre que tenho que fazer uma transferencia, é necessário por essa chave... isto é também uma segurança quase intransponivel, caso a segurança do nosso pc seja comprometida por algum virus ou hacker (no outro dia recebi um email a dizer que o site da blockchain.com foi comprometido e teria que mudar o meu login e password - claro que o link te iria instalar um virus ou backdoor) Agora essa chave nunca pode ser esquecida com o risco de se perder todas as moedas que lá se encontram

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #5 em: Junho 11, 2014, 10:54:46 pm »
Melhor, melhor, é escrever no word a chave pública (endereço) juntamente com a chave privada do seu endereço, imprimir e guardar num lugar seguro. De futuro, poderá sempre recuperar os seus cryptosescudos em qualquer pc, bastando criar o endereço publico e importar a chave privada.

Para saber a chave privada do seu endereço, basta fazer o seguinte comando na consola de gestão da sua carteira:

dumpprivkey oseuendereço
(abaixo aparece uma chave do mesmo tipo do endereço)

Nota: caso tenha a sua carteira protegida com palavra-passe, terá de fazer antes o seguinte comando:

walletpassphrase oseuendereço nºdesegundosqueficaactivo.

Notas finais: desde que saiba o seu endereço (chave publica) mais a sua chave privada, PODERÁ SEMPRE RECUPERAR A SUA CARTEIRA, isto porque a base da cryptomoeda é a sua descentralização, ou seja, existir uma cópia no computador de cada um de nós. Ao instalar de novo a carteira, ele vai sincronizar com os outros computadores.

Num mundo digital, o papel ainda é muito importante ;)

NSV

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Junho 12, 2014, 12:18:48 am »
Agora percebemos exatamente o que quer fazer, vamos fazer aqui um teste e já lhe respondemos... Pode confirmar-nos que está em Windows? Qual a versão?

Windows 8 (sigh). Thanks

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #7 em: Junho 12, 2014, 10:57:45 pm »
Windows 8 (sigh). Thanks

Estou então a considerar que pretende ter uma pen ou algo parecido com tudo o que tem a ver com a carteira CESC (programa e os dados).
Cria um diretório CESC na pen, vai a Program Files (x86) » Cryptoescudo e copia o programa cryptoescudo-qt para o diretório CESC anteriormente criado.
Vai a C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\Cryptoescudo e copia o diretório Cryptoescudo para o diretório CESC anteriormente criado.
Para clareza muda o nome do diretório Cryptoescudo, que acabou de copiar (ou seja na pen) para "dados".
Cria, usando o notepad, um ficheiro com o nome cesc.bat e coloca nele a seguinte linha:
cryptoescudo-qt.exe - datadir=dados
Grava o ficheiro, e quando fizer duplo clique no mesmo, ele chamará a carteira indicando onde ela deve ir buscar os dados.
Notará que o arranque da carteira fica um pouco mais lento, uma vez que ela está a trabalhar a partir da pen em vez do disco do computador.

Isto foi testado com um Windows 8, e connosco funciona sem problemas.
Claro que continuam a recomendar-se os cuidados anteriores de fazer cópias duplicando os diretórios usados no processo, para que não se corra o risco de perder CESCs.
Qualquer problema, avise.

NSV

• Newbie
  • *
« Responder #8 em: Junho 15, 2014, 09:55:17 am »
Windows 8 (sigh). Thanks

Estou então a considerar que pretende ter uma pen ou algo parecido com tudo o que tem a ver com a carteira CESC (programa e os dados).
Cria um diretório CESC na pen, vai a Program Files (x86) » Cryptoescudo e copia o programa cryptoescudo-qt para o diretório CESC anteriormente criado.
Vai a C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\Cryptoescudo e copia o diretório Cryptoescudo para o diretório CESC anteriormente criado.
Para clareza muda o nome do diretório Cryptoescudo, que acabou de copiar (ou seja na pen) para "dados".
Cria, usando o notepad, um ficheiro com o nome cesc.bat e coloca nele a seguinte linha:
Grava o ficheiro, e quando fizer duplo clique no mesmo, ele chamará a carteira indicando onde ela deve ir buscar os dados.
Notará que o arranque da carteira fica um pouco mais lento, uma vez que ela está a trabalhar a partir da pen em vez do disco do computador.

Claro que continuam a recomendar-se os cuidados anteriores de fazer cópias duplicando os diretórios usados no processo, para que não se corra o risco de perder CESCs.

Tentei, mas comigo não funciona. A carteira lança, cria novamente o directório em C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\Cryptoescudo (que eu tinha apagado depois de fazer backup) e prossegue alegremente a sincronizar o blockchain desde o início, com saldo 0.
Tentei substituir a linha datadir=dados por H:\CryptoEscudo\Dados (pensei que tivesse que ser mais específico quanto ao local onde a carteira iria buscar os dados) mas o resultado foi o mesmo. Abre, cria o directório em C: normalmente, e passa a zeros.
Agradeço a ajuda, mas acho que vou fazer simplesmente backup dos dados e acabou.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #9 em: Junho 15, 2014, 08:47:21 pm »
Windows 8 (sigh). Thanks

Tentei, mas comigo não funciona. A carteira lança, cria novamente o directório em C:\Users\YourUserName\Appdata\Roaming\Cryptoescudo (que eu tinha apagado depois de fazer backup) e prossegue alegremente a sincronizar o blockchain desde o início, com saldo 0.
Tentei substituir a linha datadir=dados por H:\CryptoEscudo\Dados (pensei que tivesse que ser mais específico quanto ao local onde a carteira iria buscar os dados) mas o resultado foi o mesmo. Abre, cria o directório em C: normalmente, e passa a zeros.
Agradeço a ajuda, mas acho que vou fazer simplesmente backup dos dados e acabou.
cryptoescudo-qt.exe -datadir=dados sem espaço entre o "-" e "datadir"
Peço desculpa. Caíu-me um dedo na barra de espaços ou assim...

NSV

• Newbie
  • *
« Responder #10 em: Junho 17, 2014, 06:47:16 pm »

cryptoescudo-qt.exe -datadir=dados sem espaço entre o "-" e "datadir"
Peço desculpa. Caíu-me um dedo na barra de espaços ou assim...

Era mesmo isso, agora já funciona perfeitamente. Obrigado mais uma vez pela ajuda.