Autor Tópico: backup wallet  (Lida 4603 vezes)

clera

• Newbie
  • *
backup wallet
« em: Dezembro 31, 2014, 01:12:04 am »
Boas,

tenho uma dúvida em relação ao backup, o que é guardado é um id da carteira, em que o dinheiro é sincronizado
quando volta a ser usada e ligada à rede, ou é mesmo o dinheiro?

Abraço, boas entradas

EugenioApolo

• Sr. Member
Re: backup wallet
« Responder #1 em: Dezembro 31, 2014, 02:15:13 am »
Boas,

tenho uma dúvida em relação ao backup, o que é guardado é um id da carteira, em que o dinheiro é sincronizado
quando volta a ser usada e ligada à rede, ou é mesmo o dinheiro?

Abraço, boas entradas
Obrigado pela pergunta porque é bastante importante clarificar esse assunto para garantir que ninguém perde os seus CryptoEscudos seja porque razão for.

Resposta direta à pergunta:
O que é guardado é o conjunto das chaves privadas que permitem controlar os CESCs recebidos nos endereços da carteira (na verdade o ficheiro wallet.dat tem mais algumas coisas mas essas não são essenciais...).
Assim, esse ficheiro, desde que guardado, permite o controle de todos os valores existentes na carteira. Ou seja... não é bem "o dinheiro" mas a única forma de o poder usar/gastar e portanto é como se fosse "o dinheiro"...

Resposta indireta (presumindo que a pergunta tem a ver com o procedimento sugerido para instalar uma nova carteira):
Em todos os sistemas que usamos (Windows, OSX e Linux) os dados - a cadeia de blocos completa, mais algumas coisas em torno dela e o famoso ficheiro wallet.dat estão guardados num sítio completamente diferente do sítio onde o que trabalha essses dados - o software, o programa, propriamente dito - está. Assim, qualquer desinstalação da versão anterior da carteira é suposto ser impossível destruir os dados (e sobretudo o tal de wallet.dat) o que leva a que a sugestão de fazer um backup antes de desinstalar a versão antiga e instalar a nova seja uma precaução a aproximar-se da paranóia... mas uma boa desculpa para fazer um cópia do wallet.dat e de preferência a colocar numa pen, card, webdrive ou algo assim...

E agora outras considerações sobre o assunto:
Cada carteira tem TUDO sobre o CryptoEscudo em termos de registo de movimentos. O que é individual é o wallet.dat, que tem o necessário para controlar o que existe em cada carteira, ou seja, o que foi enviado para os endereços daquela carteira. Todos sabem, pela cadeia de blocos, que os valores foram enviados para aqueles endereços, mas não sabem quem os detem e muito menos sabem a chave privada que permite manipular o recebido - isso é completamente controlado pelo possuidor da carteira (e guardado no wallet.dat - e apenas aí)
Claro que o acima dito implica que todos têm que cuidar da sua carteira (tal como fazemos com uma carteira fisica de notas e moedas - não a deixamos por aí à toa e temos alguns hábitos de segurança sobre ela para não a perdermos ou alguém se apoderar dela...)

Ainda mais considerações sobre o assunto:
Está em trabalho um conjunto de funcionalidades sobre o ficheiro wallet.dat e como o perservar... a integrar em futuras versões da carteira. Isto porque tudo de mau que pode acontecer, acontece sobre isso: as pessoas encriptam a carteira e esquecem a password, os discos do computador "morrem" e o ficheiro é perdido, etc, etc...

E para terminar:
Por favor pergunta o que quiseres em adicional até tudo ficar 100% claro para ti... porque "apareces" por aqui o suficiente para se perceber que não estás "de passagem" e ser importante que percebas tudo muito bem para que sejas um "power user" e, no futuro, possas esclarecer outros... e porque, como podes calcular, é essencial para nós ter a noção das dúvidas e problemas que surgem aos utilizadores porque só assim podemos esclarecer ou mesmo evitar que aconteçam...

E depois de terminar:
Bom Ano!

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #2 em: Dezembro 31, 2014, 10:47:16 am »
Está tudo muito bem explicado pelo Apolo em relação à carteira e à maneira como trabalha.

Queria só acrescentar um ponto relativo à perda da carteira devido a um problema de Hardware (disco avariado, carteiras encriptadas, ...) e na qual não se tenha feito préviamente uma cópia da wallet.dat.
Desde que se saiba a chave privada do endereço, é sempre possivel recuperar / reconstruir a carteira com os vossos movimentos. Pessoalmente, guardo apenas as chaves publicas e as chaves privadas dos meus endereços num ficheiro, imprimo e guardo num sitio algures em casa.
Para se obter a chave privada a partir do endereço publico, basta ir à vossa carteira na barra "Ajuda > Janela de depuração > Consola" e escrever dumpprivkey ovossoendereço (atenção que isto só pode ser feito com a carteira que tem o vosso endereço. Caso tenham a carteira encriptada, têm de fazer antes walletpassphrase chavedacarteira tempoemsegundos).

Boas entradas a todos :)

aldeia_pt

• Jr. Member
  • **
« Responder #3 em: Dezembro 31, 2014, 06:17:23 pm »
Excelente explicação para quem gostaria de entender como funcionam os endereços de uma forma ilustrativa. Aconselho vivamente a ver este video até para referencias futuras-> https://www.youtube.com/watch?v=ZloHVKk7DHk

A extrema importância do ficheiro wallet.dat deve de estar presente em todos os utilizadores. É a unica maneira de terem acesso aos fundos. Actualmente não existe outra forma. A solução de um cliente com acesso aos fundos por passphrase seria excelente pelo que novos utilizadores não tem noção da importancia do ficheiro. Com uma passphrase é mais facil de se fazer.

Só um á parte em relação às outro tipo de aventuras com chamadas carteiras.

[Neste artigo](https://www.cryptocoinsnews.com/bitcoin-transaction-really-works/) também se podem encontrar explicações para a existência de endereços internos não visiveis ao utilizador.

Assim como a razão pela qual não se devem utilizar paperwallets  no dia-a-dia, devendo ser utilizados unicamente para guardar moedas offline. E quando utilizadas só servem para fazer um pagamento correspondente às quantidades totais desse endereço.

As paperwallets quando utilizadas de forma regular para fazer pagamentos poderam enviar o chamado "troco" para um endereço que poderá não ser o mesmo da carteira.

Aconselho vivamente a ler este artigo em inglês. Mais vale prevenir que remediar. ;)

Um bom ano! :)

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #4 em: Janeiro 02, 2015, 03:50:48 am »
Excelente explicação para quem gostaria de entender como funcionam os endereços de uma forma ilustrativa. Aconselho vivamente a ver este video até para referencias futuras-> https://www.youtube.com/watch?v=ZloHVKk7DHk

A extrema importância do ficheiro wallet.dat deve de estar presente em todos os utilizadores. É a unica maneira de terem acesso aos fundos. Actualmente não existe outra forma. A solução de um cliente com acesso aos fundos por passphrase seria excelente pelo que novos utilizadores não tem noção da importancia do ficheiro. Com uma passphrase é mais facil de se fazer.

Só um á parte em relação às outro tipo de aventuras com chamadas carteiras.

[Neste artigo](https://www.cryptocoinsnews.com/bitcoin-transaction-really-works/) também se podem encontrar explicações para a existência de endereços internos não visiveis ao utilizador.

Assim como a razão pela qual não se devem utilizar paperwallets  no dia-a-dia, devendo ser utilizados unicamente para guardar moedas offline. E quando utilizadas só servem para fazer um pagamento correspondente às quantidades totais desse endereço.

As paperwallets quando utilizadas de forma regular para fazer pagamentos poderam enviar o chamado "troco" para um endereço que poderá não ser o mesmo da carteira.

Aconselho vivamente a ler este artigo em inglês. Mais vale prevenir que remediar. ;)

Um bom ano! :)
Toda a problemática dos endereços (e ainda mais a dos endereços de troco, pelos enganos a que podem levar o utilizador menos informado) tem que ser atenuada o mais possível... o sr Manuel da pastelaria nunca usará moedas digitais criptográficas se tiver que compreender as especificidades dos endereços, nem que lhe paguem para isso... preferirá pagar aos tipos dos cartões... portanto esse é trabalho da carteira ou dos eventuais sistemas de suporte à carteira... está na lista para ser trabalhado...

aldeia_pt

• Jr. Member
  • **
« Responder #5 em: Janeiro 02, 2015, 03:41:19 pm »
Yap, é esse o pensamento que as equipas de desenvolvimento destas moedas digitais devem de ter para que os Srs. Manueis não se preocupem com detalhes.

Assim como a associação de labels dentro da carteira a transacções recebidas. para que as pessoas não se esqueçam de onde veio o quê...

Já existem alguns projectos interessantes nesta area, inclusivé com links directos as paginas dos twiter e social e coisas do género. Com separadores...

Têm tentado transformar as carteiras em browser dedicados de cada projecto para acesso a informação preveligiada e exclarecimento de problemas instantaneamente com chat rooms e tudo.

Enfim as pessoas quando instalam coisas gostam ver maior utilidade para além do enfio de moedas. Inclusivé o esclarecimento de duvidas...

Digo eu... no caso das pessoas que aqui estão mais envolvidas essa procura é feita porcausa da bitcoin sobretudo. há muita tinta acerca destes problemas e dá para aprender muito.

Pessoas novas às moedas digitais ainda não percebem qual a vantagem de um sistema deste tipo porque não entendem o que o sistema financeiro lhe faz ao dinheiro para começar. É uma pena que o povo esteja tão mal informado sobre as praticas utilizadas.

Enfim as pessoas têm de entender que o dinheiro não é estavel por natureza. Aconselho umas leituras sobre uns livros sobre economia com mais de 300 anos como "a riqueza das nações" e a actuação de bancos centrais para injecção de moeda mais cedo ou mais tarde dá asneirada.

É interessante a malta estar consciente deste pilar fundamental.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #6 em: Janeiro 03, 2015, 02:54:26 am »
Yap, é esse o pensamento que as equipas de desenvolvimento destas moedas digitais devem de ter para que os Srs. Manueis não se preocupem com detalhes.

Assim como a associação de labels dentro da carteira a transacções recebidas. para que as pessoas não se esqueçam de onde veio o quê...

Já existem alguns projectos interessantes nesta area, inclusivé com links directos as paginas dos twiter e social e coisas do género. Com separadores...

Têm tentado transformar as carteiras em browser dedicados de cada projecto para acesso a informação preveligiada e exclarecimento de problemas instantaneamente com chat rooms e tudo.

Enfim as pessoas quando instalam coisas gostam ver maior utilidade para além do enfio de moedas. Inclusivé o esclarecimento de duvidas...

Digo eu... no caso das pessoas que aqui estão mais envolvidas essa procura é feita porcausa da bitcoin sobretudo. há muita tinta acerca destes problemas e dá para aprender muito.

Pessoas novas às moedas digitais ainda não percebem qual a vantagem de um sistema deste tipo porque não entendem o que o sistema financeiro lhe faz ao dinheiro para começar. É uma pena que o povo esteja tão mal informado sobre as praticas utilizadas.

Enfim as pessoas têm de entender que o dinheiro não é estavel por natureza. Aconselho umas leituras sobre uns livros sobre economia com mais de 300 anos como "a riqueza das nações" e a actuação de bancos centrais para injecção de moeda mais cedo ou mais tarde dá asneirada.

A teoria base é que uma revolução onde apenas revolucionários participam não revoluciona nada... tem que ser uma revolução que chega a todos. Por isso tudo tem que ser simplificado.

A carteira tem que ser um programa standard e um browser e mesmo mais que isso... sobre isso já tenho ideias muito claras que começaram ser testadas com estas coisinhas como imagens que mudam e cores festivas. Agora o trabalho é sobre isso... porque sejamos racionais... nesta fase do CryptoEscudo, a maior parte das pessoas que chega a ele formará a sua opinião ao olhar para a carteira desktop existente... e poderão opinar positivamente se a mesma for o soft com pior aspeto no computador deles? não me parece... portanto é necessário ir por aí... vejam os próximos capítulos!

aldeia_pt

• Jr. Member
  • **
« Responder #7 em: Janeiro 03, 2015, 07:35:05 pm »

A teoria base é que uma revolução onde apenas revolucionários participam não revoluciona nada... tem que ser uma revolução que chega a todos. Por isso tudo tem que ser simplificado.

A carteira tem que ser um programa standard e um browser e mesmo mais que isso... sobre isso já tenho ideias muito claras que começaram ser testadas com estas coisinhas como imagens que mudam e cores festivas. Agora o trabalho é sobre isso... porque sejamos racionais... nesta fase do CryptoEscudo, a maior parte das pessoas que chega a ele formará a sua opinião ao olhar para a carteira desktop existente... e poderão opinar positivamente se a mesma for o soft com pior aspeto no computador deles? não me parece... portanto é necessário ir por aí... vejam os próximos capítulos!

Sei que é uma revolução porque cada pessoa que detem os fundos também tem o controlo total de fundos. Mas evito essa palavra pois o publico em geral gosta mais da palavra evolução.

Eu também tenho conhecimento de umas carteiras que agora começam a estar online no browser como plugin. Mas o caminho é promissor. Eu nas férias cheguei a distribuir uns papelitos por uns correios... vamos ver no que dá... ;)

Fyreman

• Jr. Member
  • **
« Responder #8 em: Junho 17, 2015, 10:09:07 am »
Bom dia,

como sabem, sou novo nesta coisa de moedas digitais. Nos últimos dias fiquei a pensar... Eu agora tenho uma carteira instalada onde tenho os meus fundos. Mas...

- Então e se eu tiver que desinstalar o software (carteira) por algum motivo os meus fundos voltam a aparecer?
- Se eu quiser um outro PC com a carteira instalada consigo colocar nessa outra carteira os meus fundos ou eles só podem aparecer numa única carteira?

Entretanto, comecei a ler algo aqui no forum sobre o assunto e fui à minha carteira e fui à aba ficheiro\guardar carteira dei um nome ao ficheiro e escolhi o directório onde o queria guardar e ele foi criado com a extensão .dat.

Pergunto... Para guardar os meus fundos em caso de algum problema com o PC, desinstalação do software ou seja lá o que for, o procedimento de "guardar carteira" é o que deve ser feito para garantir que os nossos fundos não desaparecem?

Obrigado!

Marcdnd

• Full Member
    • Site pessoal sobre computadores e criptomoedas
« Responder #9 em: Junho 17, 2015, 01:14:11 pm »
- Então e se eu tiver que desinstalar o software (carteira) por algum motivo os meus fundos voltam a aparecer?
Voltarão desde que seja a mesma wallet.dat.
A moedas digitais usam criptografia para validar as transacções e garantir os fundos nela contida. Essa criptografia é composta basicamente de duas partes, a chave dita PÚBLICA que nada mais é que o ENDEREÇO e a parte principal que é na verdade a alma das criptomoedas é a dita CHAVE PRIVADA, é com ela que vc deve-se preocupar em guardar a sete chaves, por isso a carteira tem a opção de "criptografar" a carteira. Qdo vc criptografa a carteira você estará dificultando o acesso a essa chave privada. É como guardar uma chave dentro de outro cofre.
Com o endereço em mãos eu posso ver a parte pública, como por exemplo os fundos e as transações daquele endereço e com a chave privada eu posso transferir os fundos contidos no endereço.

- Se eu quiser um outro PC com a carteira instalada consigo colocar nessa outra carteira os meus fundos ou eles só podem aparecer numa única carteira?
Sim.
Simplesmente, intale-a neste novo PC, e substitua o ficheiro wallet.dat nova pela sua de backup. O ficheiro wallet.dat é o que contém as chaves privadas e é com ele que vc precisa de preocupar em guardar a sete chaves.

Sempre criptografe suas carteiras e coloque senhas "chatas", aquela que vc nunca vai esquecer mas leva um minuto para digitar. :)

Outra coisa importante faça backup da sua carteira constantemente, pois o mecanismo de transferência de fundos se utiliza de ENDEREÇOS "escondidos", os chamados endereços de "troco".

Funciona assim o endereço X tem 100 CESC e vc vai transferir 20 CESC para Y, numa transacção dessas X ficará com 80 e Y ficará com os 20, certo?
No sistema das criptomoedas isso é resolvido assim:

100 CESC em X ----> Y = 20
             |----> X1 = 80

X1 será criado em sua carteira com a devida chave privada e manterá seus 80 CESC de troco nela.

Por esse motivo é que devemos constantemente fazer backup.

Saudações,

Marcdnd
« Última modificação: Junho 17, 2015, 01:43:48 pm por Marcdnd »
Código fonte da Carteira Electrum p/ CESC
Meu CESC: Cd9CgzTChm9yJQZ3SL3PUSsMkEEN8LGwCF

Fyreman

• Jr. Member
  • **
« Responder #10 em: Junho 17, 2015, 02:02:18 pm »
Marcdnd,

muito obrigado pela sua explicação. Ainda não o tinha feito, mas após ler o que escreveu, vou de imediato encriptar a minha carteira CESC (também é a única que tenho  ;D).

abraço.

alfmar

• Sr. Member
« Responder #11 em: Junho 17, 2015, 02:18:31 pm »
Marcdnd,

muito obrigado pela sua explicação. Ainda não o tinha feito, mas após ler o que escreveu, vou de imediato encriptar a minha carteira CESC (também é a única que tenho  ;D).

abraço.

Não podes é esquecer-te da password 8), aqui não há recuperação de password... mesmo que agora podes achar que é uma senha que não te vais esquecer, acredita, daqui a um mês já podes não te lembrar... escreve num papel e mete dentro da gaveta ou dentro de um livro  8)

Talvez as pessoas não tenham ideia dos cryptoescudos que já estão perdidos, ou porque as pessoas não fizeram o backup da wallet.dat, ou porque encryptaram a carteira e já não se lembram da senha... é bem provável que já estejam perdidos uns 10 milhões de cesc.

Fyreman

• Jr. Member
  • **
« Responder #12 em: Junho 17, 2015, 02:43:35 pm »
Pois, eu percebi isso pelas mensagens de alerta da carteira quando fui encriptar. Sinceramente quase que desisti, mas espero não me esquecer. No pior dos cenários, credito que 1CESC chegue a valer 1€ ou até pode ser 0,50€ e isso jé seria uma grande perda para mim :D

Mas agradeço o alerta, porque o que não quero mesmo é perder o meu mealheiro dos próximos 3 ou 4 anos  :)

Abraço

Marcdnd

• Full Member
    • Site pessoal sobre computadores e criptomoedas
« Responder #13 em: Junho 17, 2015, 03:18:42 pm »
Sim como frizei bem "Senha chata, fácil de lembrar, difícil de se descobrir mas chata de digitar", levo pelo menos 1 minuto para digitar a minha. kkkkk, mas sempre lembro, que é importante e nem minha mulhar sabe dela, kkkkkkk!!!

Código fonte da Carteira Electrum p/ CESC
Meu CESC: Cd9CgzTChm9yJQZ3SL3PUSsMkEEN8LGwCF

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #14 em: Junho 17, 2015, 05:11:00 pm »
Só acrescentar uma nota a tudo que foi dito... num mundo digital, o papel ainda é importante.

O que quero dizer é o seguinte: como foi dito, o seu endereço é constituido por duas chaves (a pública - o endereço visivel a todos - e a privada - reside apenas na sua carteira). Ora é a partir da chave privada que é possivel "reconstruir" toda a sua carteira (endereço público, movimentos), pelo que é muito importante passar a chave para o Notepad e imprimi-lo... depois é só guardar no cofre, no meio dos livros, enfim... num sitio seguro :)

Isto é possivel por um motivo simples... os movimentos não se encontram apenas na nossa carteira mas sim na carteira que todos os utilizadores do cryptoescudo possuem (por isso, ela passa a vida a actualizar). Assim, se acontecer um problema no seu computador, perdeu as chaves ou não sabe onde colocou o wallet.dat, poderá sempre fazer o download da carteira, actualizá-la e depois fazer a importação da chave privada que imprimiu e guardou religiosamente :)