Autor Tópico: Duvida sobre os endereços na carteira  (Lida 3035 vezes)

lebreu

• Newbie
  • *
Duvida sobre os endereços na carteira
« em: Maio 30, 2014, 04:29:20 pm »
Gostara que alguém, me explicasse como funciona a carteira e os endereços.

Nomeadamente dado este exemplo o porquê disto acontecer:

1- Tinha 55k CESC num endereço na minha carteira.
2- Dei uma ordem de transferência de 1000 CESC para outro endereço.

Resultado:
Os 1000 CESC foram para o endereço pedido mas os outros 54k CESC foram para um endereço novo embora tenha ficado na minha carteira na mesma.
Esta nova carteira no entanto não aparece na listagem dos meus endereços...

Gostaria de saber se isto é suposto funcionar assim, se é seguro (se ninguém me pode tentar roubar o endereço novo), e já agora o porquê de assim ser.

Obrigado.

CryptoescudoTalk

• Administrator
  • Full Member
    • CryptoEscudoTalk
Re: Duvida sobre os endereços na carteira
« Responder #1 em: Maio 30, 2014, 05:05:29 pm »
Quantas ordens de transferencia destes?

1 ou 2?

Os 54k deviam-se manter inalterados, como vistes que foram para outro endereço na carteira?

Com quantas transações ficastes destes moviementos?
Doações para suporte do Forum: Cfb25GEU8xg1mEH9LVPLhToZuw8cumUAbY
Cryptoescudotalk forum | Store Cryptoescudotalk

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #2 em: Maio 30, 2014, 06:27:51 pm »
uma ordem de transferência.

vi através do numero da transação no block explorer

CryptoescudoTalk

• Administrator
  • Full Member
    • CryptoEscudoTalk
« Responder #3 em: Maio 30, 2014, 07:00:06 pm »
é estranho podes mandar o o ID da transação? Pode ser por PM
Doações para suporte do Forum: Cfb25GEU8xg1mEH9LVPLhToZuw8cumUAbY
Cryptoescudotalk forum | Store Cryptoescudotalk

AnaCosta

• Full Member
« Responder #4 em: Maio 30, 2014, 07:31:39 pm »

Resultado:
Os 1000 CESC foram para o endereço pedido mas os outros 54k CESC foram para um endereço novo embora tenha ficado na minha carteira na mesma.

Gostaria de saber se isto é suposto funcionar assim, se é seguro (se ninguém me pode tentar roubar o endereço novo), e já agora o porquê de assim ser.

Obrigado.

SIm, esse funcionamento é normal.

Sempre que se envia uma determinada quantia para um endereço,  o remanescente dessa operação também é transferido para um novo endereço.
Apesar de não ver o novo endereço, toda esta gestão é feita automaticamente pela carteira.

O Apolo dar-lhe-á mais detalhes assim que lhe for possível.
#fazeracontecer está ao alcance de todos ;)

Para avançar, apenas é necessário dar um passo na direção pretendida, tendo como ponto de partida, a realidade e o contexto atual.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #5 em: Maio 30, 2014, 09:13:28 pm »

Resultado:

Obrigado.
Começo por corrigir uma frase sua:  "Este novo endereço no entanto não aparece na listagem dos meus endereços..." - deve ser a frase a usar.
Começo também por lhe sugerir que comece a pensar em si como "utilizador avançado" na medida em quer perceber os funcionamentos internos da carteira, mesmo que seja com a mera intenção de "vigiar" os seus CESCs.

A "anormalidade" que detetou é o comportamento normal das transações. É sem dúvida algo "perturbante" até nos habituarmos mas é assim.
A carteira, a menos que forçada, faz sempre isso para manter a privacidade das suas transações alta. Cria outro endereço para colocar lá o "troco".

Esse pode ser um comportamento bastante imprevisto para muitos porque aquilo a que estamos habituados a usar todos os dias não funciona assim. Essa é uma das abordagens diferentes do usual nas cryptomoedas. E garanto-lhe que vai encontrar coisas mais estranhas - estou a terminar uma adaptação a partir de algo feito para Bitcoin e a inevitável tradução e, sobretudo, documentação, que permite criar manipulações sofisticadas de endereços e chaves privadas. Talvez amanhã fique revista para ser disponibilizada publicamente.

Passemos agora a informação mais concreta:
1.
Vá a Ajuda>>>Janela de Depuração>>>Consola
e use o comando:

listunspent

Verá a lista dos recebimentos da carteira com valores recebidos e em que endereço. Aparecerá aí o endereço que automáticamente foi criado para receber o troco da sua transação.

2.
Para maior controle do comportamento da carteira nas transações vá a Configurações>>>Opções>>>Visualização e marque "Display coin control features (experts only!)" para uso (sim, ainda não foi traduzido pelos devs do Bitcoin e Litecoin - mas estará traduzido na proxima versão da carteira do CESC). Isso permite-lhe definir donde vêm e para onde vão os CESCs envolvidos numa transação.

Continue a perguntar sobre todas dúvidas que lhe surjam relacionadas com isto ou com o que quer que seja do funcionamento da carteira. É uma parte fundamental da criação de um núcleo central forte de utilizadores do CESC clarificar funcionamentos e funcionalidades da carteira e da rede.

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Maio 30, 2014, 11:11:29 pm »
Obrigado, resolveu as minhas duvidas.

Já agora, se selecionar a opção "custom change address" e colocar um address todo o troco vai para lá?

Obrigado.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #7 em: Maio 31, 2014, 04:09:15 am »
Obrigado, resolveu as minhas duvidas.

Já agora, se selecionar a opção "custom change address" e colocar um address todo o troco vai para lá?

Obrigado.
Exato. O troco do total vindo do(s) endereço(s) origem que escolher como "emissores".
Até pode no "Receber"  obter "Novo Endereço" e para esse novo endereço enviar o total da carteria (ou de um grupo de endereços selecionados) e assim, na prática, fazendo um "pagamento a si próprio". O que é na verdade apenas uma reorganização de onde os valores estão depositados.
Perguntará porque estou a divagar sobre isto respondendo a mais do que pergunta... porque isto permite usar possibilidades "super-avançadas". Como "endereços memorizáveis" e "endereços impressos". Que garantem proteção contra desastres, como por exemplo destruição do disco do computador onde tem a Carteira CryptoEscudo (já agora, os que se deram ao trabalho de ler isto ficam a saber que o nome pelo qual as carteiras se identificam mutuamente, quando comunicam na rede, é "Escudeiro" seguido da versão - portanto a rede CryptoEscudo é uma permanente conversa entre Escudeiros... apenas isso). Mas de regresso ao tema... se souber onde tem a maior parte ou a totalidade dos seus CESCs pode garantir que nunca os perderá, independentemente do que possa acontecer ao seu sistema operativo, disco ou mesmo casa.
Se sabe em que endereço estão armazenados os seus CESCs (eventualment através do comando "listunspent") pode ir de igual forma e no mesmo local executar o comando "dumpprivkey" e colocar à frente o endereço onde sabe estarem os CESCs. A consola dar-lhe-á em resposta a Chave Privada. Copie a mesma para um editor de texto com todo o cuidado, aplique o tipo de letra e dimensão que lhe parecer conveniente e imprima. Dobre e ponha na carteira ao lado dos cartões de crédito e débito. Isso são os seus CESCs.  Enquanto tiver o cuidado de fazer com que o troco das suas transações termine no endereço que usou no comando, pode ficar descansado: o seu disco pode morrer ou a sua casa arder. Os seus CESCs estão na sua carteira (assim venham eles a ter um valor significativo no futuro!). Só tem que aceder a um computador (ou móvel Android quando a carteira Android estiver pronta) e digitar a chave privada a partir do papel que antes imprimiu (sim, eu sei que é um processo penoso e algo longo) logo a seguir a um comando na consola "importprivkey" e pronto... a carteira parece ficar a "pensar"  (na verdade está a percorrer a Cadeia de Blocos e a ver que valores podem ser "creditados" no Endereço Público correspondente à Chave Privada que lhe deu a conhecer com o comando) e ao fim de algum tempo o valor que tiver sido recebido no Endereço Público da Chave Privada que importou aparece na sua carteira - são os seus CESCs de volta ao seu controle.
E acredite, a funcionalidade acima é mais ou menos o princípio. Muito mais e melhor se pode fazer. Ainda que, por enquanto seja necessário acrescentar "quando devidamente informado, adaptado às cryptomoedas e usando utilitários avançados complementares" porque as carteiras normais, quer a do CESC, quer as suas originárias base (Litecoin e Bitcoin) têm muito que fazer em termos de funcionalidade para serem poderosas nas mãos de um utilizador habituado a paypal ou cartão de crédito - pela simples razão que permitem fazer absurdamente mais. Mas para isso andam por aí as muito poderosas equipas de programadores do Bitcoin e do Litecoin e a muito reduzida e modesta equipa do CESC.