Autor Tópico: Ideia para o cryptoescudo...  (Lida 348 vezes)

xichas

• Full Member
Ideia para o cryptoescudo...
« em: Setembro 12, 2017, 09:48:02 pm »
Aproveitando o inicio do ano lectivo e na qualidade de pai e apoiante do cryptoescudo todos os anos me deparo com a dificuldade de gestão do dinheiro das minhas filhotas na escola principalmente para os gastos na papelaria bar e refeições, e dificuldade em fazer carregamentos urgentes nos cartões da escola, que só podem ser feitos presencialmente . Pelo que posso entender o motivo da existência de cartões é diminuir a posse de dinheiro por parte das crianças, furtos e  situações similares, no entanto os miúdos têm sempre que levar dinheiro para a escola para fazer os tais carregamentos. De repente surgiu a ideia do cryptoescudo, com enormes vantagens que de forma pratica possa ser implementado numa escola qualquer do país. Ainda agora melhor com  o processo de troca de CESC para euros e Vice-Versa, com a criação da "cestrade".  Imaginei os miúdos a instalarem uma carteira no seu telemóvel, e a pagarem as suas despesas na escola por QR code, na papelaria bar ou refeitório, e para os que tenham os pais menos preparados tecnologicamente a irem à papelaria carregar à senhora da papelaria, e eu cá em casa a mandar cesc a qualquer momento para as carteiras das minhas filhotas.

Vejo também alguns obstáculos:

- Alunos sem dispositivos moveis capazes de suportar carteiras moveis;
- Desconfiança na tecnologia por parte das escolas, docentes e pais;
- Dificuldade em implementar em escolas publicas por eventuais limitações regulamentares;

Por outro lado  grandes vantagens:

-Facilidade em efectuar pagamentos;
-Diminuição de gastos com cartões e logística associada com os carregamentos;
-Vertente pedagógica associada que proporcionará o contacto dos alunos com as moedas virtuais;
- Simplificação dos pagamentos;

Fora isto o impacto positivo que iria ter certamente no CESC, pois iria alargar o uso e instalação de carteiras.

Agora o difícil seria convencer alguém a implementar o cryptoescudo na sua escola, apenas julgo que iria ser possivel nos colégios particulares por intermédio de algum docente informático. Conhecimentos que não possuo infelizmente.
 Mas fica a ideia... abraço a todos
Iniciado no CESC a 11-04-2015

ds650_19

• Administrator
  • Hero Member
Re: Ideia para o cryptoescudo...
« Responder #1 em: Setembro 12, 2017, 10:03:01 pm »
A ideia é interessante, resta saber se existe alguma escola que queira ter um "projecto piloto" nesse sentido...

kimico

• Full Member
    • cesc.trade
« Responder #2 em: Setembro 12, 2017, 11:23:57 pm »
Não tenho contactos, mas tenho interesse... :)

xichas

• Full Member
« Responder #3 em: Setembro 13, 2017, 01:18:05 am »
Pois esse é o problema maior... contactos e alguém que dê a cara... abraço
Iniciado no CESC a 11-04-2015

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #4 em: Setembro 16, 2017, 10:37:51 am »
Eu desenvolvia a ideia para outro patamar, talvez mais seguro.

Visto que o telemóvel pode ser roubado ou a vir a ser utilizado por outra pessoa.

O método mais seguro, julgo eu, era o cartão do estudante estar associado a um endereço CESC ou o próprio cartão ter um código QR para um endereço CESC, onde o aluno apenas tinha de apresentar o seu cartão para realizar o pagamento, sendo validado pelo funcionário se era mesmo o aluno que estava a pagar ou não.

E para fazer um teste piloto, tinha mesmo de ser alguém ligado a uma escola, principalmente na área da informática, a tentar "vender" a ideia.

Por outro lado, eu questiono, será que algo do genero já não foi tentado em BTC? Se foi tentado, e não foi conseguido... com o CESC, a ideia ter de ser mesmo muito bem "vendida".
Meu CESC pessoal: CKUQmuyoF6YVHw82McntgbQpXTrQMsbZEH