Autor Tópico: Valor de CESC e processo de mineração  (Lida 4556 vezes)

lebreu

• Newbie
  • *
Valor de CESC e processo de mineração
« em: Maio 26, 2014, 05:29:10 pm »
Olá!

Gostaria de lançar a discussão sobre o valor do CESC.

Neste momento o valor é muito baixo dada a também baixa procura, mas acho que deveríamos baixar drasticamente o premio por bloco dos atuais 600 CESC para 300 CESC.

A verdade é que estão a ser criados demasiados CESC e demasiado depressa para que se consiga valorizar esta moeda...

Outra opção seria mudar os timing dos blocos de 2 min para 4 min produziria a mesmo efeito.

Fica a proposta para os criadores, penso que se existir muita moeda a ser criada (ou demasiada moeda) o CESC não consegue ser valorizado dado que a procura não ultrapassa a oferta.

Obrigado!

PTbig

• Newbie
  • *
Re: Valor de CESC e processo de mineração
« Responder #1 em: Maio 26, 2014, 06:33:38 pm »
Penso que é uma boa medida ate porque quem esta a minerar vai quer vender mais caro pois vai demorar mais tempo a produzir o mesmo.
Temos de pensar também na dificuldade de mineração, quanto mais alta estiver mais difícil é ter os CESC.
Por falar em Mineração saiu alguma nova ASIC- pergunto isto porque a NETWORK HASHRATE subiu muito nos últimos dias.   ;)

alfmar

• Sr. Member
« Responder #2 em: Maio 26, 2014, 07:21:05 pm »
Estou desde o primeiro dia na mineração do cesc  ;D

Em relação a este ponto, na altura do seu lançamento e quando a dificuldade chegou aos 40 estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que não era necessário a dificuldade subir muito para que a mineração do Cesc não compense. Não acho que se esteja a produzir muitas moedas, elas é que valem muito pouco e então gera pouco interesse em mina-las. Por exemplo, neste momento não compensa minar cesc's, se vemos o lucro imediato, só como investimento (é o que tenho feito, além de ir comprando de vez em quando).

Por tudo isto não vejo necessário fazer qualquer tipo de mudança estrutural à moeda, só se fosse passar para um sistema de X11 ou nfactor.

Agora o mais importante é dinamizar a moeda, e a partir do momento que se consiga fazer subir o seu valor e a dificuldade aumentar vão ver que seria necessário que o valor subisse muito mais do que a dificuldade da moeda para ser atractivo mina-la. Não nos esqueçamos que o cesc tem uma pre-minagem de 45% e se é verdade que por um lado isso pode permitir que a moeda suba mais, pois a quantidade de moedas em circulação é muito inferior à quantidade de moedas total, por outro lado a dificuldade aumenta muito mais pois é como que metade das moedas já estivessem minadas.

reiartur

• Full Member
    • Cryptoescudo Gratis
« Responder #3 em: Maio 26, 2014, 08:11:31 pm »
Tambem acho uma boa ideia, reduzir o numero de moeda nova, para o preço subir e tornar a moeda mais atractiva.

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #4 em: Maio 26, 2014, 09:09:31 pm »
Se bem li no [ANN] do bitcointalk o previsto seria 600 no primeiro ano por cada bloco seguido de uma redução de 100 por ano.

Penso que deveríamos rever isto...
a moeda está a fazer pouco mais do que um mês de idade e torna-se um pouco ridículo dizer que 1 EUR são +-10.000 CESC, o utilizador potencial não vai levar esta moeda muito a sério...

Talvez reduzirmos o retorno de cada bloco para 300 (ou aumentar o tempo entre blocos não sei qual dos dois é melhor do ponto de vista da programação) passado um mês ou dois do inicio da moeda para tentarmos puxar o valor e rever progressivamente passado 6 meses e depois 1 ano se existem alterações a realizar...

Se realizarmos isto pelo menos as novas moedas valerão o dobro das anteriores, e haverá uma valorização progressiva das mesmas.

Agradecia de qualquer modo todos e mais comentários!

ldourada

• Full Member
« Responder #5 em: Maio 26, 2014, 09:23:43 pm »
O que é preciso de verdade é que comessem a aparecer o mais rápido possível sites onde seja estimulado o comercio,
a minha sugestão é que se invista em sítios para se trocar os CESC por produtos e serviços e  é uuuurgente

ohomemdoescudo

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Maio 26, 2014, 10:37:17 pm »
Concordo. Acho que reduzindo o número de moedas geradas por bloco, ou aumentando o tempo de intervalo entre blocos, poderia ajudar a dar algum valor à moeda.

Algo também muito importante era estimular o comércio através de CESC's.

hmsa

• Newbie
  • *
« Responder #7 em: Maio 27, 2014, 08:38:45 pm »
Penso que a valorização da moeda não passa por aumentar a dificuldade da mineração.de que adianta tornar mais dificil adquirir a moeda se a maioria das pessoas que ja a teem ou os que agora tomaram conhecimento dela ,ainda não sabem como a utilizar.se calhar devia -se investir,digo,promover a moeda primeiro,e criar metodos para a sua utilização e comercio antes de tudo.senão ,muitos vão pensar ,para quê tanta dificuldade a minerar uma moeda que não serve para nada....

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #8 em: Maio 27, 2014, 10:50:40 pm »
Penso que a valorização da moeda não passa por aumentar a dificuldade da mineração.de que adianta tornar mais dificil adquirir a moeda se a maioria das pessoas que ja a teem ou os que agora tomaram conhecimento dela ,ainda não sabem como a utilizar.se calhar devia -se investir,digo,promover a moeda primeiro,e criar metodos para a sua utilização e comercio antes de tudo.senão ,muitos vão pensar ,para quê tanta dificuldade a minerar uma moeda que não serve para nada....

Ok, o intuito da minha proposta também está em linha com a promoção da moeda.

Experimenta falar com os teus amigos para aceitarem CESC como pagamento, ou uma loja pequena ou pequeno negócio...
Mesmo que enuncies todas as vantagens do mesmo, existe um momento que te vão fazer a pergunta de quanto vale o CESC em euros...

A verdade é que para um pequeno negocio que queira aceitar CESC, esse negócio vai querer vender os CESC da transação a um valor estável.
receber CESC valorizados a 8.000= 1EUR e depois vendê-los a 15.000 = 1EUR, não é bom para negócio nenhum....

Neste momento entre a compra e a venda a moeda pode desvalorizar 15% a 50%, e isso arrasa com a margem de qualquer um.

Em suma para existirem negócios que aceitem o CESC tem de ser minimamente estável, e variações muito grandes não são boas para nada.

Muita moeda é mau porque cada uma individualmente vale menos, é economia básica.

Para responder à dificuldade de adquirir:

Se num dia mineras muito mas isso tem um valor baixo e volátil não é preferível  minerar com a mesma capacidade menos moeda mas esta valer mais e mais estável...
Minerar 55.000 CESC vale muito menos do que minerar 0.1 BTC por ex.
(isto é apenas um exemplo e não reflete dificuldade ou capacidade de mineração)

Espero mesmo que entendas que não é intuito dificultar acesso aos CESC mas sim tornar cada CESC mais valioso!!

Gostaria também ouvir dos devs se a minha proposta é exequível ou sequer se estão disponíveis a debatê-la e a aceitá-la...
Seria bom termos isto em prática na data em que o CESC fizer três meses de idade.

Obrigado.

plentygadget

• Newbie
  • *
    • pools.plentygadget.com
« Responder #9 em: Maio 28, 2014, 12:15:05 am »
Em parte concordo com algumas ideias.

Têm de se ter em mente uma coisa muito simples, quando se toma um decisão de fazer uma alteração destas tem de se pensar em todas as consequência. Eu para já sou estou a pensar tecnicamente, em especial nas pools.

Mas o problema com o valor está no simples facto de vender a qualquer preço, querem é trocar por btc ou por euros.

Basta dar uma vista de olhos pelo https://bittrex.com/Market/Index?MarketName=BTC-CESC e verem o histórico de operações. Por norma cada BTC custa 3 Milhões Cesc.

Eu só vejo duas razões para isto acontecer:

1 - Alguém quer descredibilizar o CESC fazendo baixar o seu valor até os utilizadores desistirem.
2 - Quem está a vender não saber quanto custa realmente minerar.

Com umas contas por alto, pensado que o valor do kwh/h a 0,19 e com uma placa gráfica mediana a minerar 200k por mês o resultado final ao fim do mês é de mais de 5 Euros de prejuízo. Num CPU o prejuízo é ainda maior.

Por isso acho que reduzir tempo por bloco ou o recompensa por bloco por si só não vai fazer valorizar.
Os mineiros têm é de exigir o valor justo que no mínimo deveria ser 0,0000015BTC. Sendo o ideal o dobro.

Mas isto só resulta se existir procura, e a procura só vai existir quando as pessoas tiverem onde gastar.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #10 em: Maio 28, 2014, 07:08:05 am »
Sou um dos iniciadores disto e a maior parte da programação passa por mim.
Estou mesmo muito ocupado a terminar uma funcionalidade e a quase terminar outra que acho que são importantes para o CryptoEscudo poder ter ambições sérias a vários níveis de existência. A seu tempo também falarei disso e pedirei a vossa colaboração (pelo menos a testar e sugerir).
Mas o que me faz vir aqui é querer deixar a minha posição muito clara sobre esta discusão:

Acho positiva e necessária. Vocês é que são a "rede". Enquanto a rede apoiar os objetivos chave com que foi mobilizada por nós (mesmo, e sobretudo, sabendo da dificuldade dos mesmos) tudo é, e deve ser, discutível e discutido.

Portanto a resposta a "lebreu" é esta:
Sim, é exequível, quer em termos técnicos quer em termos "políticos". Porque é realizável sem problemas no primeiro caso (desde que tudo cuidadosamente planeado) e em nada desvirtua a enunciada "missão" da moeda no segundo (uma parte da qual é procurar valorização progressiva).

Este assunto foi realçado por nós, equipa base CryptoEscudo, no Facebook do CryptoEscudo, porque o queríamos ver muito discutido aqui e envolver tantos quanto fosse possível.

Gostaria de continuar a ouvir as vossas opiniões.

hmsa

• Newbie
  • *
« Responder #11 em: Maio 28, 2014, 10:11:02 pm »
Em parte concordo com algumas ideias.

Têm de se ter em mente uma coisa muito simples, quando se toma um decisão de fazer uma alteração destas tem de se pensar em todas as consequência. Eu para já sou estou a pensar tecnicamente, em especial nas pools.

Mas o problema com o valor está no simples facto de vender a qualquer preço, querem é trocar por btc ou por euros.

Basta dar uma vista de olhos pelo https://bittrex.com/Market/Index?MarketName=BTC-CESC e verem o histórico de operações. Por norma cada BTC custa 3 Milhões Cesc.

Eu só vejo duas razões para isto acontecer:

1 - Alguém quer descredibilizar o CESC fazendo baixar o seu valor até os utilizadores desistirem.
2 - Quem está a vender não saber quanto custa realmente minerar.

Com umas contas por alto, pensado que o valor do kwh/h a 0,19 e com uma placa gráfica mediana a minerar 200k por mês o resultado final ao fim do mês é de mais de 5 Euros de prejuízo. Num CPU o prejuízo é ainda maior.

Por isso acho que reduzir tempo por bloco ou o recompensa por bloco por si só não vai fazer valorizar.
Os mineiros têm é de exigir o valor justo que no mínimo deveria ser 0,0000015BTC. Sendo o ideal o dobro.

Mas isto só resulta se existir procura, e a procura só vai existir quando as pessoas tiverem onde gastar.
[/b][/u]
[/b][/u]

Concordo em muito com estas palavras; valorizar é preciso mais que tudo,mas tambem expandir a utilização do cryptoescudo.
A procura da moeda faz com que o seu valor aumente,mas a procura não deve ser gerada pala dificuldade em minerar ,mas sim pelo interesse em usar a moeda ,interagir.

phantom_manace

• Newbie
  • *
« Responder #12 em: Maio 29, 2014, 10:47:43 am »
Pode-se criar um site de vendas online onde publicita-mos o CESC. As pessoas pagavam normalmente, PayPal, Visa, etc com a possibilidade de o faze com CESC e BITcoin. Tudo o que se arracadar com as vendas pode-se fazer o cambio para CESC´s. Dando a possibilidade de criair um volume de negocios diario minimo mas "estavel"(dependendo do serviço e procura).
Exemplo: O cliente paga em paypal, o admin trata do envio do produto e em seguida toca os € da transaçao para Cesc´s. Facil. revertendo os fundo para a manutençao do site e salario para quem o administrar, excendentes seria bom criar um fundo proprio CESC. Que seria utilizado para futuros projectos.

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Maio 29, 2014, 12:16:01 pm »
Caro hmsa,

Está a confundir dificuldade em minerar com valor individual da moeda.

Minerar é apenas a criação da moeda, o valor de cada moeda é o que se pode comprar ou trocar com ela.

A minha proposta procura que as novas moedas mineradas após essa alteração passem imediatamente a valer o dobro das mineradas antes, por existirem menos moedas criadas diariamente.
Logo o valor individual de cada moeda irá tendencialmente subir.

A dificuldade de minerar mantêm-se, só que o prémio da mineração passa para metade mas ao mesmo tempo é duas vezes mais valioso.
Por isso o resultado para o minerador é o mesmo.

Apenas será mau para os mineradores que façam dumping enquanto a moeda não valorizar.
O "dumping" por parte dos mineradores a qualquer preço terá metade do impacto diário e a procura pode absorver a produção diária e valorizar a moeda.

Quanto à procura através de canais comércio é necessária e apoio e reforço o que foi dito por todos, mas não é isso que esta proposta trata.

plentygadget

• Newbie
  • *
    • pools.plentygadget.com
« Responder #14 em: Maio 29, 2014, 12:20:43 pm »
Como o titulo do topico diz, penso que temos de pensar em dois ponto em separado em que depois convegem.

Processo de minerção:

- ajuste de dificuladade: actualmente o ajuste de dificulade é feito a cada bloco gerado, isto pode ser bom se o Network hashrate for estável. Penso que um ajuste a cada 24h (720 blocos) era mais previsivel. Mas aqui temos a questão de miners que tenham grande capacidade de processamento conseguirem manipular a dificuldade.

- tempo de geração de blocos - actualmente 2 min. isto provoca transferencia rápidas de cesc mas também mais 600 cesc na rede a cada 2min. Este tempo minimiza a janela de tempo para manipular o blockchain. Mas o Bitcoin tem tempos de 10min. e foi atacado 1 ou duas vezes. Por isso e pela dimensão actual do CESC se o tempo de geração de blocos a cada 5 min não deveria ser problema.

Valor do CESC:

- Quantidade total de moedas emitidas, estão previstas mil milhões de moedas.
- Quantidade de moedas na rede a 5, 10, 15 anos. Está previsto os mil milhões na rede ao final de 5 anos.
- Valores por bloco para se cumprir os 2 prossupostos anteriores.
- Depois da emissão do ultimo CESC que mais valia têm os mineiros para suportar a rede?
- Inflação que deve ter o CESC?

Eu de economia não precebo nada, mas penso que o espaço temporal de 5 anos numa economia é nada. E também sei que agora as pessoas querem contribuir para o projecto, mas daqui a uns meses se não virem retorno nos esforços feitos começam a desmotivar. E se tiver à espera que o CESC valorize guardando-os este não circula, logo não valoriza.

Acho que estas questões devem ser debatidas a médio prazo, mas para já é necessário colocar o CESC a circular com a troca de bens e serviços.
Como foi referido anteriomente é necessário algo para isso e penso que se consegue fazer algo rapidamente.
Vou fazer uns contactos e depois abro outro post sobre o assunto.