Autor Tópico: Medidas Básicas de Segurança  (Lida 1303 vezes)

CryptoEscudo

  • Administrator
  • Jr. Member
  • *****
  • Mensagens: 71
  • Karma: +13/-0
    • Ver Perfil
Medidas Básicas de Segurança
« em: Julho 18, 2014, 04:16:16 pm »
O CryptoEscudo é uma cryptomoeda descentralizada, o que implica que cada um deve ter o cuidado de zelar pela segurança das suas próprias moedas.
 É muito importante seguir-nos aqui no forum e nas redes sociais, para que possa ter conhecimento dos últimos acontecimentos e de eventuais avisos, mais ou menos urgentes.



A - Não deixe os seus CryptoEscudos acumularem-se nas pools nem nas casas de câmbio.

As casas de câmbio não são bancos e algumas até já sofreram ataques e entraram em falência. Nas casas de câmbio, deve manter apenas a quantia razoável de CryptoEscudos para realizar os negócios que tem em mente fazer no curto prazo. Note que quando envia CryptoEscudos para um endereço que não é seu, como por exemplo um endereço numa casa de câmbio, está a transferir, para o dono desse endereço, a posse das moedas enviadas.
Em relação às pools, algumas podem também acabar por fechar devido à falta de mineradores, como já aconteceu com duas pools onde estava o CryptoEscudo, podendo levar à perda de moedas que lá tenham deixado.
Queremos realçar, que a pool plentygadget e a pool CESCexper, por serem portuguesas e criadas por apoiantes do CryptoEscudo, merecem a nossa total confiança não se enquadrando no que acima referimos.


B - Encripte a sua carteira mas NÃO se esqueça da password.

Numa carteira encriptada, não é possível enviar CryptoEscudos sem a password que escolheu para a encriptar, o que aumenta em muito a sua segurança. No entanto, caso se esqueça da password, perde o acesso aos seus CryptoEscudos.
A carteira guarda, sem que você se aperceba, uma chave privada para cada endereço público de CryptoEscudo. São essas chaves privadas, que lhe garantem a si, dono da carteira, o acesso e uso dos CryptoEscudos desse endereço.
Ao encriptar a carteira, está a impedir que um qualquer intruso possa usar a sua carteira, onde estão as suas chaves privadas, impedindo-o portanto de gastar as suas moedas. Mesmo as cópias de segurança ficam encriptadas, quando feitas a partir de uma carteira encriptada.


C - Faça regularmente cópias de segurança da carteira e guarde num local seguro.

Dentro da carteira escolha a opção "Ficheiro"»"Guardar Carteira" e faça cópias de segurança para diferentes sítios incluindo fora do seu computador.
Ao fazer um backup da sua carteira, está a fazer uma cópia das suas chaves privadas, que são o que lhe permite usar os seus CryptoEscudos.
As cópias devem ser feitas com regularidade para garantir que todos os endereços recentes (os que são criados pelo dono(a) da carteira e os endereços criados automaticamente pela própria carteira para guardar o "troco") são devidamente guardados.
O seu ficheiro "wallet.dat" é o que lhe garante ter poder de uso das suas moedas e deve ser devidamente guardado.


D - Use sempre a última versão da carteira disponibilizada pelo CryptoEscudo.

Em todas as versões vão sendo acrescentados melhoramentos ou corrigidos alguns detalhes, mesmo que tal não seja imediatamente visível a quem a está a usar. Confirme que a versão da sua carteira é a última que temos disponível.
« Última modificação: Novembro 20, 2014, 09:27:29 am por CryptoEscudo »
http://www.cryptoescudo.pt - CryptoEscudo, moeda digital criptográfica - uma nova forma de pagamento.
http://www.cryptoescudo.net