Autor Tópico: Numero maximo de CESC em endereços  (Lida 4379 vezes)

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
Numero maximo de CESC em endereços
« em: Agosto 11, 2015, 04:00:31 pm »
Existe alguma forma de automaticamente estipularmos um valor máximo de CESC em determinado endereço?

É que tive uma ideia, que podia ser engraçada...
Meu CESC pessoal: CKUQmuyoF6YVHw82McntgbQpXTrQMsbZEH

EugenioApolo

• Sr. Member
Re: Numero maximo de CESC em endereços
« Responder #1 em: Agosto 11, 2015, 04:14:02 pm »
Existe alguma forma de automaticamente estipularmos um valor máximo de CESC em determinado endereço?

É que tive uma ideia, que podia ser engraçada...
De base não... mas (e isso é sempre possivel aqui... ajustes que não colidam com a rede podem sempre ser feitos... na verdade cada carteira pode ser programada ao gosto do seu possuidor desde que não contrarie as regras da rede...) poderia existir uma "carteira especial"  e com uns ajustes próprios que saberia reagir a um determinado valor quando ultrapassado num determinado endereço próprio...

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #2 em: Agosto 11, 2015, 04:22:26 pm »
Estou a ver...

Perguntei isto, porque estava a olhar para o logo do CESC e pensei:

Um dos entraves da troca comercial com CESC é o facto de se "misturar" o mundo virtual com o real.
Assim, podia-se criar uma forma, usando por exemplo NFC, onde o comprador dava um "papel" ao comerciante, o comerciante validada esse "papel" e fazia-se o pagamento.

Não sei se consegui explicar bem a ideia.
Será quase criar um suporte "físico" de CESC.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #3 em: Agosto 11, 2015, 04:24:32 pm »
Pensando bem... acrescento isto... nem tens que mexer na carteira... podes ter um "consultador" do nosso explorador da cadeia de blocos online, feito em python, perl, php e mesmo talvez em js e se um endereço Y ultrapassa X de valor  o teu script faz o que tem a fazer...
Nota http://cryptoescudotalk.com/index.php/topic,830.0.html

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #4 em: Agosto 11, 2015, 04:45:47 pm »
Estou a ver...

Perguntei isto, porque estava a olhar para o logo do CESC e pensei:

Um dos entraves da troca comercial com CESC é o facto de se "misturar" o mundo virtual com o real.
Assim, podia-se criar uma forma, usando por exemplo NFC, onde o comprador dava um "papel" ao comerciante, o comerciante validada esse "papel" e fazia-se o pagamento.

Não sei se consegui explicar bem a ideia.
Será quase criar um suporte "físico" de CESC.
Não estou a ver bem a ideia mas... explora a questão das "paperwallets"... se quiseres dar o salto mental apropriado uma "paperwallet" não é uma  mera "nota" de 20, 1 000 ou 100 000 definido por outros ... é uma nota do valor que lá quiseres colocar... mais detalhe menos detalhe sobre os quais ando a pensar... mas isso pode ser uma outra coisa... vê, pensa e elabora sobre as "paperwallets"... o filme aqui é procurar visões "ignorantes" que iluminem os "iluminados"...

Marcdnd

• Full Member
    • Site pessoal sobre computadores e criptomoedas
« Responder #5 em: Agosto 11, 2015, 06:02:55 pm »
Você pode criar paperwallets com valores pré-determinados, tipo 10 CESC, 20 CESC, 50 CESC, 100 CESC e por ai vai e talvez como se fosse um cheque.

As paper walltes tem um incoveninete nesta questão que é a chave privada quem gerou a paper tem quer ser de confiança pois posso emitir a paper com CESC o cidadão pagar e depois que deixar a loja pegar de volta a CESC.

Talvez um sistema em que ele mesmo coloca a senha BIP38 seria interessante, vale a pena perder tempo em um solução mais prática. que elimine este problema. Seria como notas de crédito bancário, aliás o papel moeda surgiu dessa necessidade de transportar valores a longo das distâncias. Pesquisem sobre como os Cavaleiros Templários garantiam dinheiro ao viajante que ia para a Terra Santa, portando o mínimo de ouro e moedas e qdo chegasse lá teria um "crédito" como eles lá, seria interessante colocar essa histórinha quando lançar algo desse tipo.

Saudações.
Código fonte da Carteira Electrum p/ CESC
Meu CESC: Cd9CgzTChm9yJQZ3SL3PUSsMkEEN8LGwCF

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #6 em: Agosto 11, 2015, 06:28:04 pm »
Seria uma abordagem, género "paperwallets".

Mas tinha-se de criar algo que fosse seguro para troca.

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #7 em: Agosto 11, 2015, 06:36:01 pm »
Uma das coisas que me pôs nisto das cryptocoins é que uma coisa como 6Fg5DMkdGAXaoTrVMXaMhCjCvsMYidRkj14toMeJX9R945ePUNA, se a escrever/gravar ou memorizar/repetir, pode valer o que eu lá poder colocar.
Digamos que vale 100 000 000 000... de euros... de planetas colonizados... de alfinetes... de virus... de moléculas de ar... tudo depende da "moeda"/unidade de conta em uso...

EugenioApolo

• Sr. Member
« Responder #8 em: Agosto 11, 2015, 07:14:45 pm »
Seria uma abordagem, género "paperwallets".

Mas tinha-se de criar algo que fosse seguro para troca.
Explora e procura ideias...  tentaremos fazer...

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #9 em: Agosto 11, 2015, 10:24:04 pm »
Explora e procura ideias...  tentaremos fazer...

Sim... é isso que vou fazer...  ;)

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #10 em: Agosto 11, 2015, 11:35:31 pm »
Pergunto...
Se eu der a chave privada alguém... basta esse alguém adicionar essa chave privada a sua carteira e fica logo com esse endereço, certo?

Neste sentido, é possível a carteira CESC, ter a capacidade de ler código QR?

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #11 em: Agosto 12, 2015, 10:44:50 am »
Sim, só precisas da chave privada pois é partir dessa que ele cria a chave publica na tua carteira.

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #12 em: Agosto 12, 2015, 12:49:13 pm »
Sim, só precisas da chave privada pois é partir dessa que ele cria a chave publica na tua carteira.

Portanto, se eu der a chave privada alguém, ele em questões de segundos (se tiver a carteira actualizada), fica logo com o CESC dessa chave e fica logo no seu poder. Certo?

Então, o que acontece, se a chave estive associada a outra carteira, desaparece de uma e aparece na outra? Isto simbolicamente falando...

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #13 em: Agosto 12, 2015, 01:06:24 pm »
Por isso é que a chave privada só deve ser do conhecimento de quem possui o endereço público (endereço que é criado automaticamente quando instalas a carteira). Se outra pessoa possuir essa chave privada poderá utilizá-la a qualquer momento, noutra carteira em simultâneo.

joker_josue

• Administrator
  • Sr. Member
« Responder #14 em: Agosto 12, 2015, 01:31:41 pm »
Por isso é que a chave privada só deve ser do conhecimento de quem possui o endereço público (endereço que é criado automaticamente quando instalas a carteira). Se outra pessoa possuir essa chave privada poderá utilizá-la a qualquer momento, noutra carteira em simultâneo.

Portanto, eu se numa troca comercial der a chave privada ao comerciante, eu e ele passamos a ter acesso as CESC desse endereço. Certo?

Então o comerciante pode logo nesse momento transferir os CESC desse endereço para outro. Certo?

Agora umas questões mais técnicas:
É possível por a chave privada num "etiqueta" NFC?
É possível fazer com que um programa/carteira, possa ler essa etiqueta?
« Última modificação: Agosto 12, 2015, 01:33:37 pm por joker_josue »