Autor Tópico: Clouds e exchanges - esquemas  (Lida 2589 vezes)

alfmar

• Sr. Member
Clouds e exchanges - esquemas
« em: Novembro 04, 2014, 12:05:36 pm »
Gostava e em base a várias notícias que têm saído nos últimos tempos, dar uma série de avisos sobre um sem numero de fraudes e problemas que têm aparecido neste mundo por um lado interessante, mas por outro parece que trouxe tudo de pior da espécie humana.

Por outro lado compreende-se cada dia melhor a opção dos devs do Cryptoescudo se afastarem o máximo possível deste ambiente.

Em relação às cada vez mais divulgadas clouds para mineração e que já alguns participantes se referiram, dizer que talvez mais de 80% são esquemas ponzis, pelo que aconselho a ter muito cuidado e em caso de dúvida, optem pelo já clássico aluguer de mineração. Normalmente como é que funciona este esquema; estas "empresas" dizem que têm investidos uns milhares de euros/dólares em hardware e se poem a vender shares ou outro sistema. É fácil e qualquer não conhecedor pode rapidamente entrar na mineração sem ter conhecimentos técnicos. Bom, eles não investem um cêntimo em hardware nenhum e o que fazem é com o dinheiro que as pessoas deram para pagar 1 ano de contracto, vão pagando às pessoas os "lucros" da mineração. Entretanto as pessoas contentes aconselham outras do serviço e lucros fantásticos (costumam também ter planos de redeems para pessoas que nós trazemos) e cada vez mais pessoas pagam um contracto por um ano e todos os meses vão recebendo uma pequena percentagem...

Aparentemente tudo está a funcionar bem e a empresa é legítima e tem o hardware que diz que têm. Quando é que a coisa termina? Normalmente ou quando o afluxo de novos contractos começa a baixar considerávelmente ou começam a sair muitas questões sobre a própria legitimidade do negócio...

Um esquema destes bem feito normalmente consegue aguentar-se até 9 meses, o mal feito uns 3 meses.

Já por várias vezes alguns dos participantes me falaram de algumas destas empresas e indo analisar rápidamente dá para perceber que é um esquema ponzi. Existem talvez umas 4-5 empresas destas fidedignas, o resto é esquema. A maioria tem mais de 2 anos e trabalha principalmente com bitcoins.

Estou a abrir este apartado para as pessoas se sentirem á vontade para perguntarem antes de investirem e entre todos nos proteger-mos.

alfmar

• Sr. Member
Re: Clouds e exchanges - esquemas
« Responder #1 em: Novembro 04, 2014, 12:13:39 pm »
Mal tenha um tempinho vou adicionar outro post a falar dos problemas e processos que várias exchanges muito conhecidas estão a ter.

Entretanto aconselho a todos a terem muitissimo cuidado com a quantidade de moedas que deixam nas exchanges e no caso do cryptoescudo que estão a deixar no C-CEX. Tenham lá só a quantidade que queiram vender...

LuisVentura (lmmlv)

• Full Member
« Responder #2 em: Novembro 04, 2014, 03:27:12 pm »
Nada como ter o dinheiro na carteira he he he

alfmar

• Sr. Member
« Responder #3 em: Novembro 06, 2014, 02:39:50 pm »
Como tinha referido, gostaria de fazer uma exposição, agora sobre as exchanges. Alguns links de notícias do que se tem passado, só do último mês.
https://bitcomsec.true.io/

http://www.marketwatch.com/story/silver-law-group-files-lawsuits-against-cryptocurrency-exchanges-bitcoin-savings-trust-and-cryptsy-2014-10-23
http://www.cryptoarticles.com/crypto-news/what-is-going-on-behind-the-scenes-of-bittrex
http://www.coindesk.com/outcry-fraud-allegations-moolah-resignation/
http://bitcoinsource.net/moolah-ceo-mintpal-operator-alex-green-alleged-well-known-scammer-ryan-gentle-aka-ryan-kennedy/

Não esquecer o fecho da cryptorush, depois de lhes terem limpo (segundo eles) as blackcoins que tinham na exchange (ainda estou à espera nas minhas blackcoins que tinha lá). Na Poloniex também houve um roubo de btc's... e a já quase esquecida mt-gox...

É interessante algumas coisas que estas exchanges têm em comum; taxas altas e normalmente livres de impostos. Eles estão sempre a ganhar; ganham nos pumps e ganham nos dumps, o que conta são as transacções. O problema é que os responsáveis fazer practicamente tudo o que lhes dá na gana. Temos as jogadas escuras com alguns devs e baleias.

Tudo isto tem levado a um grande descrédito e abandono das cryptomoedas por parte de muita gente, sendo o novo poiso dos ponzers, criminosos e estafadores. Temos tido uma abundância de moedas com a duração aproximada de 3 semanas, por grupos organizados que lançam uma moeda por semana e com o suporte de várias exchanges, sendo talvez o bittrex o expoente maximo (o C-CEX quer seguir o mesmo modus operanti).

O interessante ao analizar tudo isto é ver que as exchanges que nunca tiveram problemas até à data têm uma caracteristica em comum, desde o principio que sempre trabalharam a partir do fiat (principalmente dólares e euros) e não só de cryptomoedas. Temos neste caso o BTC-E (com algumas reservas), Bitstamp e em valores inferiores mas que se tem mostrado com uma elevada credibilidade, KRAKEN.

Por todos estes motivos é que tenho dito para se interagir com estas exchanges com muito cuidado, colocando no minímo possivel as nossas moedas nestes locais. Só na Mintpal perdeu-se quase 8 milhões de dolares.

No C-CEX disparou as luzes vermelhas (no meu caso) quando durante 2 dias seguidos aconteceram umas coisas estranhas com outras duas moedas que eu estava a fazer trading, podendo ter sido um resultado colateral de coisas marteladas que eles tenham posto (podem estar a fazer inside trading para ganhar umas comissões extra). Pode não ser nada (ou um erro meu) mas pode ser também um sinal de jogadas menos legais que eles andem a fazer. Em todo o caso retirei de imediato todos os cesc's que lá tinha e só volto a por lá se quiser vender ou comprar.

A questão é que esta práctica deveria se tida em conta "sempre" e em todas as exchanges.

Cada um faz o que bem entender, mas acho que deveriamos ter estes pontos bem em conta para depois não nos lamentar-mos.

reiartur

• Full Member
    • Cryptoescudo Gratis
« Responder #4 em: Novembro 06, 2014, 04:00:50 pm »
É muito importante o que o Alfmar está a dizer, todos temos de estar com as pestanas bem abertas. Mas ainda te esqueceste de outro ramo de "negócio" que são as wallet online, como foi o caso da dogevault, onde foram roubados milhões de dogecoin.

O mt-gox é que apanhou as pessoas de surpresa , partir desse momento existe muito mais informação, só perde muito dinheiro que quer. Só devemos ter neste serviços o mínimo, a grande fatia estar seguro nas nossas wallet.

Há um tempo através eu deixei um aviso aqui na talk que não serviu de nada. Existem algum mineiros e com grande capacidade que mineram directamente para o c-cex.

lebreu

• Newbie
  • *
« Responder #5 em: Novembro 06, 2014, 04:08:45 pm »
Para fazer o seguimento:

No que diz respeito às exchanges tb acho que não são nenhuns anjinhos...
E é preciso sempre alguma ou mesmo muita cautela.

Tenho trabalhado com a C-Cex (por causa do CESC) e acho que o maior problema é que eles lançam muita moeda nova que são perfeitos esquemas de roubo directo do dinheiro de quem investe.
Por isso o meu aviso é: que lá porque uma exchange lançou uma moeda isso por si só não torna a moeda "boa", é preciso fazer o trabalho de casa e investigar e neste momento se uma moeda não tiver pelo menos 6 meses de idade para mim é como se nem existisse.

Na Bittrex acho estranho por vezes existem cashouts que passam uma hora para serem inicializados, o que indica que as moedas podem não estar imediatamente disponíveis se isso é uma medida de segurança ou outra coisa não sei...

De certo já repararam o preço do Bitcoin tem descido, para ser muito honesto todos estes esquemas envolvendo moedas que duram um mês ou pouco mais (por vezes menos), ICOs e outro tipo de coisas permitidas pelas exchanges penso que tenha levado ao decréscimo do Bitcoin por efeito de venda constante do mesmo.

Já agora: concordo 100% com o manter apenas o que quer vender (por ex 10% das nossas moedas) nas exchanges, e levantar ou depositar conforme achamos melhor.

alfmar

• Sr. Member
« Responder #6 em: Fevereiro 09, 2015, 11:47:05 am »
Mais um esquema ponzy associado ao bitcoin. Pensem sempre muito bem quando lhes aparece uma forma espectacular de ganhar dinheiro ou com "diz-que" mineração ou outra forma que seja, em que se baseia muito nas pessoas que consigas meter no esquema...

http://cointelegraph.com/news/113451/mycoin-reportedly-goes-bust-loses-up-to-hk3-billion-customer-funds